
É isso mesmo ! só dá ela em várias versões : licor ,vinho, geléia e no final do ano , quando os pés estão repletos da frutinha negra os sabarenses mineiros 'ALUGAM ` os pés desta iguaria para os turistas se deleitarem . Sim, alugam - quinze minutos ,meia hora, uma hora ,você escolhe e compra o tamanho de sua gula .
Leia outras curiosidades da negrinha :
Árvore típica do Brasil, a Jabuticabeira (Myrciaria Cauliflora) produz frutos roxos utilizados medicinalmente e na fabricação de extratos para corante de vinhos, vinagres etc.
A madeira, por ser muito resistente, é utilizada para vigamentos, esteios, dormentes etc.
As variedades mais cultivadas são:
PAULISTA = árvores de grande porte com alta capacidade de produção. Produz frutos graúdos, de maturação tardia.
SABARÁ = é a mais apreciada e a mais cultivada. Cresce pouco e com produção precoce de muitos frutos pequenos e doces.
BRANCA = planta de porte médio produzindo muitos frutos grandes e de coloração verde claro.
RAJADA = assemelha-se muito às duas primeiras em crescimento e produção. Tem os frutos verde-bronzeados, grandes e doces, de maturação mediana.
PONHEMA = produz frutos grandes em grande quantidade. A planta cresce mais que as outras variedades. A forma de consumo in natura é restrita, devendo ser consumidos bem maduros. É a mais apropriada para fabricação de geleias, doces e licores.
Interessante né ? Fui lá e comprovei. O vinho é maravilhoso e a geléia que ganhei da Regina uma manjar dos Deuses !
Ah ! 100 gramas tem apenas 43 calorias e é rica em cálcio.
Apareça por lá no Festival que acontece na praça e visite as 22 barracas que comercializam desde a fruta até seus derivados (vinhos, licores, geleias, picolés, chup-chup, tortas, recheios diversos, bolos, sorvetes e .... caipijabuticaba ). Vale Conferir .